Sul Fluminense
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, na última terça-feira (11), a abertura de 450 vagas para as novas turmas do programa Capacit Mulher 2026, que oferece formação técnica a gestoras e profissionais envolvidas na criação e implementação de políticas públicas voltadas às mulheres.

Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro
O anúncio ocorreu durante a formatura de 345 gestoras e técnicas municipais, de 70 municípios fluminenses, que concluíram o curso no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.
A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou o impacto da iniciativa. “Quando entregamos conhecimento, entregamos crescimento. É assim que fortalecemos toda a rede de proteção no estado”, afirmou.

Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro
O governador Cláudio Castro ressaltou que o Capacit Mulher é uma política pública com alcance direto na vida das pessoas, por unir qualificação técnica e ação local nos municípios.
O Capacit Mulher, uma das principais iniciativas da Secretaria de Estado da Mulher, tem como objetivo fortalecer a atuação local na prevenção à violência, na promoção da autonomia econômica e na implementação de políticas públicas de gênero.
Os cursos são divididos em três eixos:
- Políticas públicas e legislação para a autonomia econômica das mulheres
- Fundamentos legais e políticas públicas para o enfrentamento à violência contra as mulheres
- Estudos de caso para aprimorar o atendimento e propor melhorias nos fluxos e encaminhamentos municipais
Com 160 horas de conteúdo on-line e três encontros presenciais, o programa abordou temas como direitos das mulheres, ciclos de violência e desigualdade de gênero na economia, além de capacitar equipes municipais para o desenvolvimento de políticas eficazes e humanizadas.

Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Para informações sobre o programa de qualificação, acompanhe as redes sociais e site da Secretaria do Estado da Mulher do Governo do Estado do Rio de Janeiro em @secmulherrj e secmulher.rj.gov.br
