Sul Fluminense
O sono é um estado fisiológico essencial ao funcionamento do nosso organismo. Algumas pessoas podem sentir melhor nesse período do inverno e terem uma boa qualidade de sono. Enquanto outras podem ficar incomodadas, com insônia e despertares noturnos. Durante o inverno quando as temperaturas estão muito baixas, a qualidade do sono pode ficar prejudicada. Isso ocorre porque quando a temperatura está muito reduzida, dificulta o aquecimento do corpo, o que pode atrasar o início do sono e atrapalhar sua manutenção ao longo da noite.
Porém com temperaturas não tão geladas, pode ser ideal para o descanso. Nosso corpo tende a adormecer com mais facilidade, pois a temperatura ambiente mais baixa favorece a queda da temperatura corporal interna, que indica que está na hora de iniciar o sono.A temperatura corporal tem ritmicidade circadiana e é controlada pelo hipotálamo, uma região localizada no cérebro. A temperatura está mais alta enquanto estamos acordados e com queda no início do sono, diminuindo progressivamente ao longo dos estágios do sono ao longo da noite.
E você já percebeu também que durante o inverno temos mais sono?
No inverno os dias são mais curtos e as noites mais longas, ocorrendo redução da incidência da luz solar e mais tempo de escuridão. Com mais tempo no escuro, há maior exposição à melatonina, o hormônio da noite, que manterá as funções noturnas do organismo.
Outra coisa que ocorre é que nós funcionamos pelo ciclo sono-vigília, também conhecido como ciclo claro-escuro. Desta forma, ao acordar e ver que está tudo escuro, você tende a querer ficar mais tempo na cama.
Para melhorar o sono no inverno:
- Se exponha a luz do dia pela manhã (mesmo em dias nublados).
- Faça atividade física durante o dia, isso irá ajudar a regular sua temperatura corporal.
- Se sentir que está precisando de mais tempo de sono, vá para cama mais cedo nesse período de inverno.
- Utilize cobertores, coloque roupas quentes e confortáveis, aqueça seus pés com meias.
- Umedeça o ar.
- Realize técnicas de relaxamento.
- Deixe o quarto com temperatura adequada e não congelante.
Para reduzir os sintomas que podem ocorrer no inverno, comece melhorando a qualidade do seu sono com essas medidas simples e caso seja necessário, realize o acompanhamento com médico especializado em Medicina do Sono.

