O Empreendedorismo das Franquias

Conheça as Vantagens deste Modelo de Gestão de Negócio

por diario delas

Por Jana Brum

O mercado das franquias no Brasil está em expansão. Empreender replicando um modelo de gestão de sucesso é o que atrai muita gente. De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ramo de franquias teve o faturamento de R$ 47,3 bilhões em 2022, 21,5% a mais que o faturamento de 2021.

As vantagens das franquias

São muitas as vantagens que atraem os franqueados. Basicamente, a franquia é a possibilidade de replicar o modelo de gestão de uma empresa consolidada, tendo direito sobre marca, produtos e os demais processos. Por si, estes já são benefícios que chamam a atenção.

Mas as vantagens vão além. As franquias oferecem suporte e treinamento qualificado. E principalmente, amenizam o receio que muitos empreendedores têm em “começar um negócio do zero e sozinho”. E o melhor, com o reconhecimento da marca

O franqueador cede ao franqueado o direito de comercializar seus produtos e serviços, oferecendo todo suporte nos processos técnicos e práticos.

A compra de uma franquia contempla os valores de instalação, equipamentos e capacitação da equipe, e os retornos são significativos. Por isso, pessoas que desejam aproveitar a alta rentabilidade e o reconhecimento da marca em expansão investem em franquias.

História de franqueada

E foi assim que o mercado da franquia atraiu a empresária Jana Brum, hoje franqueada de três lojas em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Engenheira de Produção por formação, Jana conta que atuou na profissão por 10 anos em Multinacionais, sendo 8 anos no Grupo MAN/Volkswagen.

“Depois da maternidade, busquei o empreendedorismo para ganhar flexibilidade e uma melhor gestão do meu tempo.”, relembra.

Foi em 2017 o início de tudo. A então engenheira começou a estudar mais sobre empreendedorismo através de cursos diversos.

“Todos os cursos agregaram muito na minha busca para identificar minhas habilidades empreendedoras, e também para melhor entendimento das características empreendedoras necessárias que precisava desenvolver. O estudo e qualificações são extremamente necessários para nosso desenvolvimento!”, afirma.

As franquias da minha vida

Despertado o desejo pelo empreendedorismo, era hora de colocar em prática. Depois de algumas reflexões e estudos, Jana entendeu que iria iniciar no mundo dos negócios através das franquias.

“Em 2018 mergulhei com tudo neste universo empreendedor com as franquias Cacau Show e Puket, e de lá para cá só cresci, vi oportunidades neste caos econômico, e na pandemia abri mais 2 franquias (Santa Lolla e Hope) e em 2022 iniciei um outro negócio, ECOMMERCE, que hoje ganhou novo formato.”

Porque escolher empreender com franquia?

“Escolhi franquias porque queria um empreendimento onde o risco do fracasso fosse menor.” lembra Jana. A constatação veio depois que a empresária viu os números. Por estatística, existe possibilidade de 3% de fracasso mo modelo de Franchising e 70% de fracasso modelo próprio de negócio.

Indiscutível! A franquia é um modelo de negócio testado e aprovado. “Além disso, o produto já vem com um marketing estabelecido, isso significa que a marca da franquia já é conhecida e existem estratégias de marketing em vigor para promover o produto ou serviço.” conclui Jana.

Isso significa que muitos não acreditam no negócio próprio?

Não. Significa uma escolha que, para muitos, traz mais segurança. “Escolhi iniciar o empreendedorismo com um risco mais baixo, e optei em ganhar conhecimento com as franquias, me desenvolver como empreendedora, e depois desenvolver um empreendimento próprio. Sei que o empreendedorismo completo é com um negócio próprio, e este desafio é fascinante e encantador. No momento certo, irei sim desenvolver um negócio próprio!”, afirma Jana Brum.

O ciclo do empreendedorismo é longo. Quando se escolhe trabalhar com franquia, o ciclo é encurtado. Desenvolvimento, produção e divulgação (marketing) do produto vem prontos.

Mas não se esqueça: a exigência é uma excelente gestão do negócio, desde o atendimento ao cliente até as atividades de marketing local.

 

Você pode gostar

1 Comente

agencia de marketing digital 24 de agosto de 2023 - 14:24

Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu
facebook.

Responder

Deixe um comentário