Por Neide Menezes
Ter filhos não é morrer para o mundo. Pelo contrário, é conhecê-lo a partir de uma nova perspectiva e te convido a enxergar através dos olhos dos pequenos cada experiência. Por isso, viajar com filhos é fantástico!
Conhecer novos lugares, pessoas, costumes e comidas, sair da rotina e ver que a vida é muito mais do que o mundo que nos cerca no dia a dia é bom demais! Mas… E quando se tem filhos? Saiba que explorar o mundo com crianças é possível. Como mãe de dois meninos bem sapecas, posso te garantir: é uma experiência única!
Vários mitos ouvimos quando nos tornamos mãe. Um deles é que viajar com crianças é complicado e que não vale a pena porque não irão lembrar da viagem. Contudo, viagens são sempre cheias de descobertas e novidades e para as crianças, tudo é diversão. Descobrir e aprender a conviver com as diferentes culturas abre horizontes, estimula a criatividade. Por isso, o que se vivencia em uma viagem a gente não esquece mais. A cada viagem com os meninos tenho uma lembrança de uma evolução no desenvolvimento deles, independentemente da idade. Mas nem toda criança vai se interessar espontaneamente por um certo destino, por isso, devemos estimular os pequenos, apresentando um pouco sobre o destino antes da viagem, abrindo os olhos deles para tudo que iremos visitar no caminho.
A oportunidade de estar mais próximo dos filhos e a chance de ver o mundo com um olhar mais leve e sem o peso da maturidade, supre a falta da liberdade que se tinha antes da chegada dos pequenos. Temos a responsabilidade e a dádiva de poder contribuir para as lembranças dos nossos filhos, permitindo compartilhar acontecimentos, sabores, cheiros, sentimentos que eles trarão na mente para o resto da vida e influenciarão nas escolhas do futuro, sejam profissionais ou afetivas.
Uma viagem é a chance ideal para quebrar esse ciclo e se aproximar de quem se ama. Para construir memórias de afeto e convivência. Ao viajarmos ficamos mais leves, temos a chance de viver dias mais amenos e felizes, que ficam guardados para sempre na mente e no coração. Viajar rejuvenesce!

Viajar com os filhos é uma dádiva!
Mas segue três conselhos para mães viajantes de “primeira viagem”:
– Em qualquer lugar do mundo, existem crianças, portanto, é possível ir a qualquer lugar.
– Viajar em família deve ser um momento de prazer, diferente da rotina e da correria do dia a dia. Por aqui fugimos dos celulares, do trânsito e do estresse. Chegue com antecedência aos aeroportos, leve malas leves, não deixe a viagem se tornar um motivo de tensão na família. Planeje com antecedência o passeio, monte roteiros com flexibilidade.
– É importante que todos na família tenham o seu momento. Para os pais, pode ser uma loja ou um museu, para uma criança, pode ser um playground em uma praça.
Agora é reunir a família, prestar atenção nas dicas e explorar o mundo.

