Destaque Cultural
O Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva (GACEMSS) segue com a programação especial em comemoração aos seus 80 anos. Após a abertura da exposição ‘…sobre algodão cru’, de Zaqueu Pedroza, realizada na terça-feira (12), o destaque desta quarta-feira (13) é a Mostra Elisa Tolomelli de Cinema, que apresenta ao público três obras da cineasta e produtora Elisa Tolomelli — conhecida por trabalhos de grande relevância no cinema brasileiro, como Central do Brasil e Cidade de Deus. As sessões acontecem às 19h, no Cine Teatro GACEMSS 2, seguidas de bate-papos com convidados.

Fonte: Reprodução/Arquivo Pessoal
Reconhecida por uma carreira que ultrapassa as fronteiras da cidade onde nasceu, Elisa reúne produções que marcaram o cinema nacional contemporâneo. Revisitar Volta Redonda e apresentar sua obra no GACEMSS, espaço cultural que acompanhou sua formação como espectadora e esteve presente em sua adolescência, tem para ela um significado especial. “Exibir esses filmes em Volta Redonda, nesta data tão especial, no GACEMSS que, quando eu morava aqui, sempre foi uma referência na minha adolescência, faz parte da minha trajetória na cidade”, afirma.
A cineasta acrescenta que as expectativas para a mostra são as melhores possíveis e que preparou uma seleção pensada para diferentes públicos: um documentário sobre Margareth Mee; uma comédia estrelada por Lília Cabral; e um filme policial com Cláudia Abreu. Além das exibições, haverá bate-papo com referências do audiovisual da região: Liz Guimarães, Renan Brandão, Clarice Netto e Flávia Souza Lima.
A mostra segue até sexta-feira, dia 15. A programação completa está disponível no site do GACEMSS e é totalmente gratuita.

As comemorações continuam na segunda-feira (17), aniversário de fundação do Grêmio. Às 18h será inaugurado o Espaço de Dança Izabel Santos Leal, no Gacemss Center. Em seguida, haverá apresentação do Coletivo Marias, do projeto Garoto Cidadão. Às 19h, o público poderá assistir ao musical Marias: Identidade, Ancestralidade e Brasilidade, com entrada franca. Após o espetáculo, será aberta a Galeria Cultural Paschoal Possidente.

O Pequeno Príncipe – Clássico atemporal de Antoine de Saint-Exupéry, traz reflexões profundas sobre amor, amizade e a natureza humana, em uma narrativa simples e cheia de significados.
1984 – De George Orwell, é uma distopia intensa que faz refletir sobre poder, sociedade e liberdade. Uma leitura direta, instigante e transformadora.









