Como Manter seu Relacionamento Saudável?

Construa uma relação Feliz e Duradoura

por sergiocjr

Por Raquel Costa

 

Todo mundo deseja ser feliz ao lado de alguém desfrutando de uma boa companhia, uma boa conversa e uma boa parceria, não é verdade?

Imagina viver ao lado de uma pessoa por tanto tempo sem ter desgastes? Relacionamentos duradouros são os objetivos de muitos indivíduos e casais, mas também são motivos de confusão. Afinal, o que é preciso para se ter uma relação saudável, longa e feliz?

IMPACTOS DE UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL

Casais brigam, casais passam por perrengues, casais enfrentam situações difíceis, casais celebram  vitórias, entre outros. O que é preciso para transformar isso tudo em uma relação forte e duradoura?

Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor. Conviver com pessoas, mesmo as que são amadas, não costuma ser fácil.

Você precisa ter a sua individualidade dentro do relacionamento para ser capaz de correr atrás dos seus próprios objetivos. Ao mesmo tempo, precisa saber balancear os seus desejos com os desejos dos outros e respeitar a individualidade dele. São muitos os detalhes que podem ser esquecidos.

SINAL PARA UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL

O que une um casal não é aquilo que são parecidos. Já ouviu essa frase? “Estou em busca da minha cara metade, da metade da minha laranja, da minha alma gêmea?” Pois é, duvido que você teria paciência de conviver com alguém igualzinho a você, com as mesmas características, com as mesmas manias, com as mesmas vontades, com os mesmos gostos.

Acredito que agora você fez uma expressão de espanto. Então, o que une um casal, o que torna um relacionamento saudável e feliz são as DIFERENÇAS. Aquilo que eu não tenho, a outra pessoa tem. E isso traz a completude e equilíbrio para que o outro se sinta seguro ao seu lado.

É melhor ser dois do que apenas um porque quando um cair o outro está de pé para o levantar.

CONSTRUINDO UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL E FELIZ

Mas, vou deixar aqui algumas dicas que você pode aplicar no ser relacionamento para que a comunicação melhore para o maior entendimento do que o outro precisa.

    1. Priorize o diálogo – Por mais que o casal se goste e passe muito tempo junto, os cônjuges não se conhecem 100%. As pessoas também estão em constante mudança devido à experiência e o conhecimento que adquirem com as suas vivências, então suas opiniões e posturas não são as mesmas para sempre. Sendo assim, a comunicação é sempre necessária para expressar vontades, sentimentos, mudanças de planos e novos objetivos. Da mesma forma, ela é essencial para resolver conflitos da maneira adequada.

 

  1. Faça acordos – Quando um parceiro quer fazer algo e o outro não quer, o que se pode fazer nesse momento? Primeiro, exercitar o diálogo e a escuta. Depois, fazer uma negociação para que ambos eventualmente fiquem satisfeitos. Com paciência e maturidade, é possível chegar a um acordo legal para todas as partes.

 

  1. Não durma com raiva – Quando deixamos passar pequenas (ou grandes) coisas que nos aborrecem, normalmente elas se tornam uma bola de neve em nosso interior. A qualquer momento podemos explodir e despejar tudo o que queríamos ter dito e não falamos no momento certo. O resultado disso é mais desavença e raiva.

 

  1. Demonstre apoio ao cônjuge – Demonstre estar interessado nos passatempos e projetos do seu parceiro. Ofereça o seu apoio a ele ou ela durante a sua trajetória, mesmo que você não entenda muito bem os seus objetivos.

 

  1. Tenha confiança no outro – Em relações saudáveis, não existe a necessidade de controle nem de desconfiar do comportamento do parceiro. Caso esse sentimento aflore, essas questões normalmente são resolvidas mediante o diálogo.

 

  1. Respeite as diferenças – Você e a sua pessoa amada provavelmente não são 100% idênticos, não é? Podem ter interesses e características em comum, mas não pensar da mesma maneira. As diferenças entre vocês devem ser respeitadas para que o relacionamento cresça.

 

  1. Passe tempo de qualidade juntos – Procure criar boas memórias ao lado do seu parceiro. Sugira fazer coisas que ambos gostam. Esses convites acabam desaparecendo com o tempo e muitos cônjuges reclamam desse afastamento. Mesmo com anos de relacionamento, é legal sair para se divertir com a pessoa amada como se fosse a primeira vez!

 IMPORTÂNCIA DE UMA PARCERIA PARA A FELICIDADE

Importante! Não existe uma fórmula mágica para se ter um relacionamento saudável, mas existem estratégias para que isso aconteça.

Quando falamos de relacionamento, estamos falando de um trabalho em dupla, ou seja, ninguém é obrigado a lutar pelo sucesso da relação sozinho, até porque se isso chegar a acontecer, a sobrecarga vem à tona e o relacionamento começa a de desgastar cada vez mais.

Lembre-se sempre que relacionamentos exigem carinho, atenção, dedicação e respeito, e que apesar dos obstáculos, construir um futuro ao lado de quem quer estar com você é simplesmente maravilhoso.

Você pode criar suas estratégias entendendo a linguagem de amor de quem você ama!

RECURSO E APOIO

TERAPIA DE CASAL

Ela é recomendada quando o relacionamento conjugal está passando por conflitos, em que ambos os parceiros, já não estão conseguindo administrar sozinhos seus conflitos.

O ideal é que o casal procure por terapia logo no início da fase do conflito.
Quando estes conflitos tendem a permanecer diariamente ou repentinas vezes, a terapia de casal auxilia e evita sérios sentimentos, como por exemplo, mágoa entre o casal.

A terapia de casal atua no acolhimento entre o casal em um ambiente propício para que ambos possam desabafar, discutir as questões que os estão afligindo, para que, juntos, encontrem saídas e soluções para seus problemas e sofrimentos.

Se estiver precisando de ajuda no deixe passar o tempo. Sempre precisamos melhorar o nosso relacionamento para que façamos o outro feliz, porém o mais importante, para que você seja feliz.

 

 

Você pode gostar

1 Comente

Gisele 21 de novembro de 2023 - 09:14

Uaull! Conteúdo rico e importante para casais e por consequência para as famílias. Parabéns Raquele Costa e parabéns Diário Delas.

Responder

Deixe um comentário