Por Joana Brizola
Tudo na nossa imagem comunica uma mensagem. O cabelo é a moldura do rosto e escolher a cor ou o corte errado pode causar um enorme ruído na sua comunicação não verbal. Confira as 3 características mais importantes dos seus cabelos e como usá-las a seu favor:
Cor
Nos meus atendimentos, descubro a cartela de cores da minha cliente para que ela possa, inclusive, escolher a cor de cabelo que mais valoriza sua imagem. Mas nem só de coloração pessoal se faz uma imagem, e sim, do conjunto como um todo. Por isso, é importante saber o que cada cor de cabelo comunica. Cabelos loiros claros em pele clara, ou seja, o contraste baixo claro, transmite uma imagem de leveza, acessibilidade e delicadeza, mas é importante ter atenção quanto às sobrancelhas: o contraste da sobrancelha muito escura com o cabelo claro pode acentuar olheiras e manchinhas e transparecer cansaço. O cabelo ruivo, por outro lado, comunica dinamismo e, dependendo do tom, até mesmo rebeldia. Já a pele clara com cabelo escuro, ou seja, o contraste alto, impacta, transmite força e autoridade. Por fim, pele negra com cabelo escuro gera mistério e curiosidade. Agora, imagine uma advogada que naturalmente tem pele clara e cabelo escuro, mas insiste em clarear os cabelos o máximo que pode. Será que sua imagem transmite a força e a autoridade que sua profissão demanda?
Comprimento
Ao contrário do que a estilista venezuelana Carolina Herrera alega, não acredito que haja idade certa para usar-se cabelos curtos ou compridos. O que prevalece, no entanto, é sua intenção de imagem. Cabelos longos trazem mais acessibilidade e feminilidade que os curtos, pela sensação de praticidade e facilidade ao arrumá-los. Pense na sua profissão, no seu cotidiano e na sua rotina. Qual mensagem você precisa e quer passar?
Penteado
Enquanto os cabelos longos e ondulados trazem sensação de sensualidade e romantismo, os longos e lisos trazem imagem de força e estabilidade. Cabelos crespos comunicam muita segurança de si, ainda com descontração e dinamismo.
Saber o que cada elemento da sua comunicação não verbal transmite é extremamente poderoso para que você possa ter as ferramentas na mão, desenvolver e fortalecer sua imagem frente ao mundo. Afinal, você não tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão, não é mesmo?