Estado do Rio
Um levantamento da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) mostrou que apenas 34 municípios fluminenses contam com ações voltadas à autonomia econômica feminina e, em muitos casos, não são programas exclusivos para mulheres.
Para mudar esse cenário, a Secretaria realiza nesta quarta-feira (24) o Seminário Estadual de Autonomia Econômica das Mulheres, que também marca o lançamento de uma cartilha inédita com orientações práticas para prefeituras. A meta é capacitar ao menos metade dos municípios do Rio para implementar iniciativas de inclusão produtiva e empreendedorismo feminino.
“Somos o estado brasileiro com a maior proporção de mulheres donas de negócios. O empreendedorismo feminino vem se fortalecendo cada vez mais no Rio de Janeiro, e acredito que esse movimento seja resultado de políticas como a criação da Secretaria da Mulher, do Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino, do Programa Empreenda + Mulher e do Selo Empresa Amiga da Mulher, que ampliaram crédito, capacitação e redes de apoio. Nosso desafio é expandir esse movimento cada vez mais”, destacou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

mulher negra
Histórias que inspiram
A trajetória de mulheres como Ana Lúcia da Silva Passos, de 50 anos, fundadora da marca OKO Indumentárias Africanas, mostra o impacto dessas iniciativas. Depois de perder o emprego como vigilante, ela transformou tecidos e memórias em moda com propósito, e hoje participa de feiras apoiadas pelo Espaço Mulher+ Empreendedora, no Pavão-Pavãozinho.
Já Lucilene Soares Lima, de 39 anos, moradora do Cantagalo e mãe de três filhos, encontrou no artesanato a chance de reconstruir sua vida. Após ficar desempregada, começou a produzir laços e acessórios de cabelo, vendendo nas praias cariocas. Hoje, busca consolidar seu negócio e transformar os laços em sua principal fonte de renda.
Esses exemplos refletem uma tendência crescente: entre janeiro e julho de 2025, mais de 22 mil empresas foram abertas por mulheres no estado, um aumento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Guia de Autonomia Econômica das Mulheres
No seminário, que acontece no auditório do SEBRAE, será lançada a cartilha inédita produzida pela SEM-RJ em parceria com a Aliança Empreendedora. O documento reúne orientações práticas para a implementação de políticas públicas municipais, além de boas práticas, parcerias e ferramentas de gestão.
Disponível em versão impressa e digital, o material poderá ser baixado gratuitamente no site da SEM-RJ (www.secmulher.rj.gov.br) e servirá como guia para gestoras públicas e instituições que desejam fortalecer o empreendedorismo feminino e a inclusão produtiva em seus territórios.
O encontro reunirá cerca de 100 gestoras de 51 municípios já confirmados e faz parte da estratégia do Governo do Estado do Rio de Janeiro de alinhar capacitação, geração de renda e igualdade de oportunidades em todas as regiões.
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“Como médica e especialista em estética avançada, eu vejo diariamente o quanto o autocuidado transforma a autoestima, a disposição e até mesmo a saúde emocional das mulheres. E quando falamos de mães, esse impacto é ainda mais profundo.
Presentes-experiência são mais do que um momento de beleza, são momentos de reconexão com elas mesmas, de se olharem com mais carinho, de lembrarem que também merecem atenção.
Apostamos nessa proposta porque entendemos que o que realmente marca não é o valor material, mas o quanto aquele gesto desperta sentimentos bons. Um procedimento estético bem escolhido pode representar um novo ciclo, um resgate da confiança e do bem-estar.
Sim, acreditamos que o impacto emocional é maior, porque ele fica na memória, no espelho e, principalmente, no coração.” – afirma a médica Iramaia Pifano, cirurgiã.
“Ao idealizar este tipo de presente, pensamos em todo o cuidado que as mães dispensam a todos, o tempo todo, e que muitas vezes deixam de se cuidar, priorizando a casa, os filhos, a rotina. Elas também precisam deste tempo de pausa, de serem cuidadas.
Acreditamos que a experiência na área de beleza e bem-estar vai além de ser somente um presente, é também uma forma de melhorar a autoestima das mamães.” – destaca Keila Andrade, fisioterapeuta e CEO da empresa.
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