Sul Fluminense
Vivemos em um país onde a média de leitura é representada por somente 45%. Ter o hábito de ler — seja livros, revistas, tirinhas, jornais ou newsletters — se tornou um desafio para muitos.
O maior BUM foi na época da pandemia e com o surgimento/sucesso do booktok (gíria usada dentro do aplicativo TikTok para indicar um nicho/segmento com criadores de conteúdo literário). Mas a grande questão continua:
Como desenvolvemos esse hábito?
Passo 1 – Encontre um segmento que te agrade
Criar o hábito de ler é simples e fácil. Primeiro, você precisa encontrar um segmento que te agrade, seja romances, distopias, HQs, biografias ou até mesmo livros de desenvolvimento pessoal. E não se preocupe: toda leitura é válida!
Passo 2 – Escolha bem o primeiro livro
O segundo passo é escolher um livro. Aconselho a começar com algo menor. Evite sagas grandes ou literatura clássica no início, pois você pode estranhar e acabar abandonando a leitura logo no começo.
Passo 3 – Crie uma rotina de leitura
Já o terceiro passo é criar uma rotina. Separe um tempinho — seja 10, 20 ou até mesmo 30 minutinhos — e um cantinho confortável para relaxar e ler. Com o tempo, você pode, ou não, ir aumentando o período de leitura.
Como acompanhar seu processo de leitura?
Aplicativos como o Skoob podem te auxiliar muito! O app permite que você crie uma estante virtual com os seus livros já lidos, os que você está lendo e o que quer ler.
Se tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre um título, o aplicativo conta com resenhas e avaliações de diversos usuários. Além disso, você pode compartilhar seu progresso, encontrar livros similares aos seus favoritos e criar metas de leitura.