O “acaso” não vai proteger a sua marca

Não ande distraída! Marcas fortes precisam de estratégia e planejamento!

por rayla peixoto

Sul Fluminense

Parece que ontem estávamos fazendo planos para 2024 e agora já estamos na última semana de março. E eu te pergunto: o que você realmente conseguiu tirar do papel até agora? Para muitos planejamentos pode ser uma dor, a gente começa cheio de ideias, mas no meio do caminho vêm os imprevistos, a rotina, as dúvidas… e, quando percebe, o trimestre acabou e a marca continua sem um posicionamento claro, sem uma estratégia bem definida. Mas calma! Sempre é tempo de recalcular a rota.

 

Marca não é só um logo bonito, é um ativo estratégico

A sua marca tem o papel de impulsionar e diferenciar seu negócio no mercado. E o mercado já percebeu isso! Os registros de marca no INPI cresceram mais de 10% de 2023 para 2024, mostrando que cada vez mais empreendedores estão se preocupando em proteger esse ativo. De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), os pedidos de registro de marcas no Brasil cresceram 10,3% em 2024 em relação a 2023, totalizando 444.037 solicitações. ​
Isso significa que o INPI recebeu, em média, aproximadamente 1.217 pedidos de registro de marca por dia em 2024.

Então, a pergunta que fica é: você já registrou a sua? Se ainda não tiver registrado, corra para dar esse passo dentro do seu planejamento.

Marca sem Registro é Marca sem Dono

Ainda existe bastante desconhecimento sobre a importância de proteger a marca com o registro no INPI. E nessas horas a analogia funciona bem. Se você não registrou a sua marca não tem direito sobre ela. Na prática, a marca é de quem registra primeiro, lá no INPI. É como ter uma casa sem escritura. Você pode até morar nela, mas, não é efetivamente sua. Então, se a sua marca constrói presença no digital, investe tempo e dinheiro em marketing, não se esquece do básico: garantir que a marca é, de fato, sua, registrando no INPI.

 

Fórmulas prontas podem te dar um viral, mas não constroem marca forte

Não adianta seguir a última tendência da rede social se isso não conversa com o DNA da sua marca. Um post pode bombar hoje, mas será que ele atrai o público certo? Será que ele sustenta suas vendas?  Posts virais podem aumentar seu alcance e atrair olhares para sua marca, mas isso não significa que vão converter em vendas ou fortalecer seu posicionamento da forma certa.  A reflexão que precisamos fazer é: será que a minha marca precisa de muitos seguidores ou dos seguidores certos?

 

E agora, bora planejar esse próximo trimestre?

Aproveite o fim do primeiro trimestre e avalie se o seu planejamento de marca está no caminho certo ou se precisa de ajustes. E lembre-se construção de marca forte não acontece ao acaso – o processo envolve estratégia, pesquisa, diretrizes de posicionamento, identidade visual e verbal, experiência, proteção e registro no INPI, investimento em comunicação e marketing e monitorar resultados para manter sua marca competitiva no mercado.

 

 

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