MULHERES À FRENTE DO WORLD CREATIVITY DAY

Time liderado por mulheres produz o WCD - Dia Mundial da Criatividade e coloca Barra Mansa no mapa do maior festival colaborativo do mundo.

por rayla peixoto

Por: Caroline Young

Imagine um mundo onde a colaboração é a regra. Inspirar pessoas a construírem carreiras, negócios criativos, comunidades, projetos e até cidades mais inovadoras, são alguns dos incríveis objetivos do World Creativity Day. Um festival imenso que celebra e dá voz a inspiradores e empreendedores criativos locais no Dia Mundial da Criatividade. A Organização das Nações Unidas (ONU) designou 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação. O objetivo é conscientizar sobre o papel da criatividade e da inovação em todos os aspectos do desenvolvimento humano. Barra Mansa entra para o mapa do maior festival colaborativo de criatividade do mundo neste ano de 2025, tendo sua edição nos dias 19, 20 e 21 de abril, com uma vasta e ampla programação criativa durante todos esses dias. Um festival colaborativo que inclui oficinas, palestras e inúmeras outras atividades. O evento é gratuito e acontece em diversas cidades do Brasil e do mundo. Com uma mobilização de lideranças criativas, iniciativas como essa alavancam cada vez mais a inclusão produtiva e fomentam o empreendedorismo dentro da economia criativa.

 

MULHERES À FRENTE

Um time de mulheres incríveis está à frente da produção do World Creativity Day (WCD) em Barra Mansa, impulsionando a cultura e a economia criativa no Sul Fluminense. Em pleno mês da mulher, nada mais justo do que destacar essas líderes que respiram cultura e transformam vidas.

Brenda Nury  / Arquivo pessoal

Brenda Nury, produtora executiva e figurinista, é a representante do WCD na cidade. Com uma trajetória marcada pelo audiovisual e pelo fortalecimento da cultura local, ela também foi a primeira mulher a presidir o Conselho de Cultura de Barra Mansa. O convite para liderar o evento veio após sua participação no Fashion Evolution, em Volta Redonda. “Quando recebi a notícia, pensei que, com uma boa equipe, o evento poderia acontecer de forma descentralizada e com a cara de Barra Mansa”, conta Brenda. Foi assim que surgiram suas colaboradoras e co-líderes: Babi Carvalho e Cris Ribeiro.

 

 

 

 

Cris / Arquivo pessoal

Cris, especialista em produções artísticas e economia criativa, possui MBA em Gerenciamento de Projetos e já trabalhou com Brenda em produções cinematográficas. Para ela, o WCD abre portas para o empreendedorismo e negócios criativos na região. Além disso, o festival foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc, reforçando o papel do governo no incentivo à cultura.

Babi Carvalho, coordenadora da plataforma online do evento, reforça o potencial criativo da cidade. “Barra Mansa é um polo de criatividade”, destaca. O festival celebra essa diversidade cultural, reunindo manifestações como a cultura afro, o jongo e a capoeira em um único dia.

Com mais de 100 municípios participantes, o WCD é o maior festival colaborativo do mundo, conectando criatividade e inovação em todos os estados do Brasil.

 

Babi Carvalho / Arquivo pessoal

 

A CARA DE BARRA MANSA

Imagine um evento popular, que traz a cara de Barra Mansa e toda sua cultura, que tem aquele pastel com caldo de cana típico da feira do fim de semana além de mesas interativas e uma ampla programação nesses três dias de Festival. Imaginou? Essa é a liberdade que a arte e a cultura proporcionam: reunir pessoas de diferentes áreas para desenvolver, criar e realizar diversos projetos. Tudo isso produzido e pensado por três líderes mulheres. Não é incrível?

Babi Carvalho, coordenadora da plataforma online conta que está muito honrada pelo título e por fazer parte da produção do WCD. “Fiquei muito honrada pelo convite. Vi que teria o evento e mandei mensagem para a Brenda, mesmo sem conhecer. Contei minha história, falei sobre meu interesse, e hoje estou aqui. Tudo muito incrível e sem acreditar, me sinto muito honrada mesmo”, disse. Durante a programação, Babi e mais um time de mulheres trarão assuntos voltados para a criatividade e relacionamento com pessoas também nas redes sociais. “Trabalho com temas como a ciência da felicidade, engajamento de pessoas e as forças de caráter. Uma das forças de caráter é a criatividade. A criatividade é diversa e pode contribuir para sermos mais felizes e termos trabalhos mais felizes”, concluiu.

Como você já deve ter reparado, a maior parte da produção do World Creativity Day é composta por mulheres. Inclusive a jornalista que vos fala. No evento, Barra Mansa terá uma representante feminina que será reconhecida com o título de PESSOA CRIATIVA DA CIDADE. Essa honraria destaca alguém que, além de integrar cultura e criatividade em seu negócio, desempenha um papel essencial na identidade cultural da cidade e região. Essa pessoa, além do título, receberá ainda, a oportunidade de ter um tempo em uma plataforma global para contar sua história e seu trabalho mundo à fora.

Programação do WCD em Barra Mansa

O World Creativity Day promete um final de semana repleto de cultura, inovação e criatividade. Confira os destaques da programação:

Sábado, 19 de abril – Feira Labmix
A tradicional Feira Labmix chega a Barra Mansa pela primeira vez, reunindo 24 expositores selecionados entre 60 inscritos. O evento, que fomenta o trabalho artesanal e a sustentabilidade, acontece no Corredor Cultural das 10h às 19h, com shows, oficinas, área kids e praça de alimentação.

Domingo, 20 de abril – Palestras Online e Mesa Redonda
Um time de especialistas abordará temas como criatividade no dia a dia, ciência da felicidade e desenvolvimento profissional em uma programação online disponível na Plataforma Play, comandada por uma professora de psicologia da UBM. O melhor conteúdo será premiado com um certificado internacional.

Além disso, a mesa redonda criativa trará debates sobre questões sociais com mediação do Samba Cast e um formato inovador: entre as conversas, a DJ Carol garantirá um ambiente dinâmico e interativo para a troca de ideias.

Segunda, 21 de abril – Mostra de Filmes e Première
O auditório do Centro Universitário de Barra Mansa se transforma em um cinema para exibir curtas-metragens produzidos na região, muitos deles viabilizados pela Lei Paulo Gustavo.

O festival se encerra com a première de “Os Céus que Vi”, curta dirigido por Brenda Nury, que aborda a trajetória de superação de uma mulher vítima de violência. O filme busca sensibilizar e conscientizar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher.

PARCERIA COM O FILME

Quando falamos sobre transformar vidas, falamos sobre impactar pessoas. Neste caso, impactar mulheres. E após a criação deste filme, Brenda Nury destaca que conquistou algo muito maior: “Apesar do filme já ter um impacto muito grande, conquistamos a incrível parceria com a ONG Fala Mulher, e isso foi muito mais do que imaginei”, disse.

A parceria irá impactar a vida de mulheres que já sofreram algum tipo de violência e por isso também conta com um time de especialistas em educação e psicologia, que criaram modelos de treinamento onde o filme seja exibido de uma maneira onde a mulher se reconheça e perceba que existe uma vida pós violência e que ela pode ser feliz e criativa. Um trabalho de relações humanas, com muito acolhimento e acima de tudo, focado em saúde mental para reconstrução dessas mulheres.

Para ter acesso à toda a programação do evento, se inscrever nas oficinas e palestras, basta acessar o site: worldcreativityday.com/brazil/barra mansa/activities Você também pode conferir todo o conteúdo deste Festival Colaborativo nas redes sociais pelo instagram: @brendanury_ e @worldcreativityday

 

 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário