O novo DNA do mercado tech é feminino

por diario delas

Por Aline Reis

Se você olhar ao seu redor com mais atenção, perceberá que há muitas histórias sendo reconstruídas com a vinda das novas tecnologias. Se você pensa que apenas as jovens mulheres recém-formadas é que têm lugar ao sol, precisa notar que muitas profissionais experientes, de diversas áreas, estão redesenhando suas carreiras e encontrando seu espaço no mundo da tecnologia. O que muitas ainda não perceberam é que a bagagem profissional anterior é um trunfo valioso: é o poder da experiência combinada.

As profissionais experientes se destacam, porque:

1. Têm Soft Skills desenvolvidas: anos de mercado trazem habilidades interpessoais valiosas;
2. Visão Estratégica: elas têm capacidade de conectar tecnologia com objetivos de negócio;
3. São Resilientes: trazem consigo a experiência em gestão de crises e resolução de problemas;
4. Network estabelecido: conexões profissionais que facilitam parcerias e oportunidades.

O caminho das pedras? Bem, para quem está considerando essa transição, os especialistas recomendam que os primeiros passos sejam dados em:

. Cursos online gratuitos para testar a afinidade com o tema da transição;
. Participações em comunidades femininas de tecnologia;
. Buscas de programas de mentorias específicos para mulheres;
. Investimentos em bootcamps focados em resultados rápidos.

Agora, vão aí algumas dicas por quem já passou por isso: comece com pequenos projetos pessoais, crie um portfólio eletrônico, mesmo que seja simples. Empresas valorizam mais a sua capacidade de aprender e resolver problemas do que um diploma específico (ainda que eles continuem sendo muito importantes).

 

É claro que o caminho tem seus obstáculos. A síndrome da impostora é um dos mais comuns, especialmente entre mulheres mais experientes. A gente se pergunta se não está sendo ridícula, se questiona por que está fazendo isso… Mas acredite: a experiência que você carrega nas costas é rica. Vale a pena você parar um momento e refletir sobre ela, sendo muito justa e gentil consigo mesma. A experiência acumulada te dá uma perspectiva única sobre os problemas que certamente enfrentará.

E, para superar os obstáculos, basta que você se conecte com outras mulheres em transição, que celebre pequenas vitórias, que entenda que suas habilidades anteriores são seus diferenciais e, sobretudo, se mantenha atualizada, dedicando tempo para o aprendizado contínuo.

A diversidade de idade e experiência está se tornando cada vez mais valorizada, criando um ambiente mais rico e inovador.

Você pode gostar

1 Comente

Laura Jane 3 de fevereiro de 2025 - 12:11

Aline é uma entusiasta da educação e faz uma enorme diferença na vida de seus alunos e seus amigos com sua capacidade de transbordar conhecimento. Excelente artigo sobre um assunto do qual não podemos mais fingir que não existe. Parabéns Aline, parabéns ao Diario Delas pela publicação.

Responder

Deixe um comentário