Como proteger sua marca após as Mudanças anunciadas pela Meta

Confira algumas estratégias práticas para você fortalecer sua presença de marca em um cenário em constante transformação

por diario delas

Por Natália Fontenla

Você anuncia nas redes sociais? Divulga sua marca, seja marca pessoal ou de empresa no Instagram e no Facebook? Se você está entre as quase 6 bilhões de pessoas presentes nessas redes você precisa ficar atento ao anúncio que foi feito pelo Mark Zuckenberg, no dia 7 de janeiro.

O assunto está rendendo polêmica.  A mudança é grande e os especialistas estão demonstrando preocupação sobretudo, com a mudança anunciada sobre o sistema de checagem de fatos que deixa de ser feito pela Meta. Essa responsabilidade está sendo transferida para os usuários que farão a checagem através de um sistema chamado Notas da Comunidade.

O principal receio dos especialistas é que com essa mudança aconteça um aumento na disseminação de fake news e, de mensagens que favoreçam um ambiente menos inclusivo, com a possível falta de checagem em mensagens com cunho de ataques às pessoas pela simples diferença de opinião, sexo, raça, entre outros.

Se você usa as redes sociais para trabalhar a sua marca, você precisa tomar alguns cuidados.

Vamos falar sobre eles?

1. Invista na construção da sua autoridade.

Trabalhe o seu conteúdo e posicionamento para que você seja reconhecido como uma fonte segura e de credibilidade. No meio de um universo em que as pessoas estão expostas a fake News, a marca que é considerada segura e confiável vai construindo valor e se transformando em referência no assunto.

2. Redobre a atenção aos comentários.

Evite fazer qualquer comentário que dê brecha para uma dupla interpretação, sobretudo se você tem um negócio que te expõe de alguma maneira a conteúdos sensíveis. Preste atenção na forma como você comenta e também, nos comentários que você recebe. Isso é bastante importante para marcas do segmento jurídico, político, saúde entre outras expostas a assuntos mais sensíveis.

3. Aposte em construir relevância. E como que você faz isso?

Trabalhando o seu posicionamento. Quanto mais clareza você tiver de como quer se posicionar, de quem é o seu público-alvo, de qual é o seu tom de voz e território de palavras, mais autêntico vai ser o seu conteúdo e consequentemente, mais relevante vai se tornando o seu posicionamento. E no meio de uma enxurrada de possíveis conteúdos falsos a chance de você se destacar aumenta.

4. Aposte na criação de canais proprietários. O que que isso quer dizer?

Invista na criação de um site, de uma landing page ou de um blog, um canal que seja seu e não do famoso “terreno alugado” que são os espaços disponibilizados de forma gratuita na rede social. Quando mudanças como essa acontecem as pessoas que estão investindo e concentrando todo o seu trabalho de marca nas redes sociais acabam suscetíveis aos impactos dessas mudanças.

E agora, eu quero saber de você. O que é que você achou das mudanças anunciadas pela Meta? Isso vai contribuir para uma maior liberdade de expressão que é o que o Zuckerberg defendeu ou para a geração de fake News, de desinformação? É liberdade de expressão ou é conveniência estratégica, considerando todo o contexto político? Me conta aqui nos comentários a sua opinião que eu vou adorar saber.

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1 Comente

Dr Saúde Angra 14 de janeiro de 2025 - 14:44

Excelente profissional, recomendamos.

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