Black Friday como estratégia comercial para marcas

por Maria Júlia Freitas

Por Natália Fontenla

Nos últimos anos ficou ainda mais evidente o movimento de empresas, de todos os tamanhos, apostando em Black Friday para aumentarem suas vendas. No entanto, é essencial que as marcas criem uma estratégia bem planejada, alinhada com os valores da empresa e as necessidades dos clientes.
Separei algumas dicas para empresas grandes e pequenas aplicarem suas estratégias de Black Friday com mais clareza e assertividade:

Black Friday como estratégia comercial para marcas

1. Defina Objetivos Claros
Antes de lançar qualquer campanha é fundamental entender o que a empresa quer alcançar. Atrair novos clientes? Aumentar as vendas de um produto específico? Melhorar o reconhecimento de marca? Definir um objetivo claro orienta todas as etapas da campanha.

2. Segmente o Público e Personalize Ofertas
Conheça o público-alvo. Entender os interesses, comportamentos e histórico de compras vai ajudar a personalizar ofertas e comunicações. É assim que podem surgir estratégias como: clientes mais antigos receberem ofertas exclusivas enquanto novos clientes serem atraídos por condições especiais.

3. Crie Urgência e Escassez
A urgência é um dos principais gatilhos que impulsionam as compras. Frases como “promoção válida por tempo limitado” incentivam a compra imediata. Mas, seja autêntico: faça promoções que realmente acabam. Isso gera confiança e evita a percepção de que condições especiais acontecem dentro e fora do período da Black Friday.

4. Ofereça Valor além do Desconto
Para empresas menores, competir apenas com preços pode ser desafiador. Em vez disso, foque em agregar valor: benefícios como frete grátis, embalagem especial ou programas de fidelidade que incentivem o cliente a voltar após a Black Friday.

E falando no efeito pós Black Friday fica o incentivo para que as empresas planejem suas estratégias com uma visão de longo prazo. Promoções de preço têm um efeito positivo em vendas, mas é um efeito temporário. É um pico de vendas que foi sustentado por estratégia de marketing e corte de margem. Então, analise os resultados, ouça o feedback dos clientes e continue gerando valor para além do desconto, para que o resultado em vendas não fique refém de ações de promoção de preço.

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