Especialista compartilha dicas de como se dar bem na redação do Enem

por Maria Júlia Freitas

País – Mais de 5 milhões estudantes realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, nos dias 3 e 10 de novembro. Logo no primeiro dia, além do nervosismo e a necessidade de responder às 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, os candidatos também precisarão fazer a redação, um dos componentes mais temidos por muitos estudantes. Pensando nisso, Marcos Penteado, professor de Língua Portuguesa, compartilha algumas dicas de redação que podem ser fundamentais para tirar uma boa nota.

“O importante é se preparar para a redação informando-se em fontes seguras, mantendo-se atualizado em relação aos acontecimentos de relevância no Brasil e no mundo e exercitando um olhar crítico sobre esses acontecimentos. Informação é tudo! Também é necessário desenvolver a leitura e a interpretação de textos diversos, como gráficos, cartuns, textos estatísticos, eles serão de grande utilidade na produção do texto solicitado no exame”, afirma o professor.

Penteado explica que a redação do Enem exige um texto argumentativo, no qual a construção de argumentos, a justificativa do que se coloca e as referências, que são retiradas dos textos-base e outras fontes confiáveis, são fundamentais para um texto forte e convincente. “Não se esquecer da estrutura geral dos textos argumentativos: apresentação do tema e do posicionamento, argumentação referenciada e justificada, conclusões sobre o tema e proposta de intervenção acerca do tema discutido. Essa estrutura é básica, porém, a mais eficiente na construção da redação do Enem”, completa.

De acordo com o professor, os erros mais comuns na redação do Enem ocorrem pela falta de fundamentação dos argumentos e pelo uso de dados e estatísticas sem comprovação, além de opiniões baseadas no senso comum. Mesmo com a estrutura e gramática corretas, o texto perde força quando carece de argumentos sólidos. A principal dica é que os alunos utilizem os textos-base, que fornecem dados confiáveis, para fortalecer suas redações.

Apesar de ser quase impossível prever o tema de redação, Penteado aponta questões que os candidatos devem ficar atentos, como a emergência climática, com destaque para os fenômenos extremos como as chuvas no sul do Brasil e as ondas de calor globais; o capacitismo no esporte, impulsionado pelo sucesso dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos; o bullying e os conflitos sociais nas escolas, refletindo casos de preconceito e seus impactos psicológicos; a busca pela perfeição em procedimentos estéticos, com os riscos associados; e a influência dos digital influencers, especialmente sobre jovens e adolescentes.

Agência Brasil

Você pode gostar

Deixe um comentário