Por Elis Satomi
Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e exemplos de como dos profissionais da área da saúde podem divulgar seus serviços médicos, atrair e fidelizar pacientes, assim como também, se posicionar como uma autoridade em sua área de atuação. Além disso, vamos mostrar como a telemedicina e as novas tecnologias podem ser aliadas para o seu crescimento profissional e para a qualidade do seu atendimento.
Há muito tempo o marketing médico deixou de ser apenas uma opção e se tornou uma estratégia de comunicação imprescindível para qualquer profissional da área de saúde, porque visa facilitar o acesso do paciente aos serviços, a reputação e analisar previamente o grau de conhecimento, assim como as habilidades daquele profissional ou de uma instituição de saúde que deseja contratar.
Com o advento da telemedicina e as novas tecnologias, o marketing médico se torna ainda mais relevante, pois permite que você ofereça um atendimento de qualidade, personalizado e acessível, independentemente da distância física entre você e o seu paciente, permitindo o atendimento médico à distância, que utiliza recursos tecnológicos como internet, aplicativos, plataformas digitais e dispositivos móveis, que permitem ampliar o acesso à saúde, reduzir custos, otimizar o tempo e melhorar a qualidade do serviço prestado.
Os novos avanços da tecnologia também impactam o marketing médico, pois oferecem novas possibilidades de divulgação, interação e engajamento com o público-alvo. Por exemplo, as redes sociais, os blogs, os podcasts, os vídeos e os webinars são ferramentas que podem ser utilizadas para criar conteúdo relevante, informativo e educativo sobre temas de saúde, demonstrar autoridade e expertise na área de atuação, gerar valor e confiança para os pacientes, aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca e estimular o boca a boca positivo.
Portanto, é preciso investir em profissionais qualificados na área de comunicação e marketing médico, que apresentem estratégias de marketing eficientes, éticas e responsáveis para o seu consultório, que tenham conhecimento das normas vigentes, assim como também da Resolução nº 2.336/2023 do Conselho Federal de Medicina e valorizem o diferencial do seu trabalho, gerando benefícios para todas as partes envolvidas.