Visagismo

A conexão do interno e externo

por Giulia Machado

Por Letícia Cordeiro

De maneira muito simples, o visagismo é uma adequação de imagem. É a contrução de uma nova identidade visual, em sintonia com o senso de identidade do sujeito.

Precisamos entender quem é a pessoa e o que ela deseja transmitir com a sua nova imagem. Transformar uma intenção em uma nova imagem com equilíbrio e beleza.

O termo “visagismo” foi dito pela primeira vez em 1937 pelo francês Fernand Aubry, definido como o conjunto de técnicas para valorizar a beleza do rosto. Mas aqui não se falava em intenção de imagem.

Hoje identificamos as características físicas do rosto, o que aquela imagem está transmitindo e planejamos uma adequação, levando em consideração não só o estético, mas os objetivos de imagem. É preciso conectar interno e externo.

Reconhecer o formato do seu rosto é o início de tudo dentro da consultoria de visagismo. Além de descobrir o que ele está comunicando, o formato vai auxiliar na busca pelo corte de cabelo, maquiagem, acessórios e óculos.

No mundo inteiro são 9 formatos de rosto. Existem alguns rostos que são mais complexos, mas a maioria se encaixa dentro de um dos 9. Existem os com linhas verticais e horizontais: Retangular e quadrado. Os com linhas inclinadas: Triangulo e triangulo invertido. Os com linhas curvas: oval e redondo. E os mistos: Hexagonal de Lateral reta e o hexagonal de base retal.

A maioria das pessoas acha que possui o rosto redondo ou oval, mas a verdade é que esse tipo de rosto é da minoria brasileira.

Uma dica legal pra você avaliar seu formato de rosto é tirar uma foto bem de frente: aparecendo as duas orelhas, as duas têmporas, com a boca fechada. Você vai perceber quais linhas o seu rosto possui.

É bom deixar claro que, em todo corte vai exitir uma adaptação pro seu formato de rosto. Corte de cabelo não pode ser visto como regra matemática.

Dentro do visagismo, tudo é adequação. Se você tem o rosto redondo e não gosta das bochechas mais aparentes, minimize esse efeito com um corte criando uma linha vertical, como um long bob na altura dos ombros.

O rosto oval é bem harmônico, por isso te possibilita uma série de maneiras de usar o cabelo. Uma franja desfiada lateralmente, por exemplo, suaviza a imagem trazendo leveza e leveza também aos pensamentos, por estar na área do nosso intelecto (assunto pra outra reportagem).

O rosto quadrado é um rosto com volume lateral. Na tentativa de alongar esse rosto, seria interesante privilegiar cortes com pouco volume nas laterais. Para mulheres com o rosto  triangulo invertido, procure evitar o corte chanel, que evidenciará o queixo, região já em destaque nesse tipo de rosto.

Você pode gostar

Deixe um comentário