Sul Fluminense
A premiação do Globo de Ouro 2025 (Golden Globes) teve diversos vencedores nas principais categorias, mas o grande destaque foi Fernanda Torres, que conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama. Ela foi indicada pelo papel no filme Ainda Estou Aqui, que também disputava a categoria de Melhor Filme de Drama, mas acabou não levando o prêmio principal.
Esse feito foi um marco histórico para o Brasil, pois Fernanda Torres se tornou a primeira brasileira a vencer na categoria de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro. Curiosamente, sua mãe, a renomada atriz Fernanda Montenegro, também foi indicada em uma ocasião anterior para as mesmas categorias, mas não conseguiu a vitória.
Em seu discurso de agradecimento, Fernanda dedicou o prêmio à mãe: “É claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela esteve aqui há 25 anos.” Além disso, ela agradeceu aos colegas de elenco, à produção do filme e aos seus filhos.
Fernanda competiu pelo prêmio com grandes nomes de Hollywood, como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson. Vale destacar que, embora ainda não tenha sido indicada ao Oscar, seu prêmio no Globo de Ouro pode aumentar suas chances para uma possível nomeação, com a lista de indicados sendo divulgada no dia 17 de janeiro.
O filme Ainda Estou Aqui tem sido amplamente aclamado pela crítica e já recebeu outras premiações, como:
Festival de Cinema de Gramado (2023):
Melhor Filme de Longa-Metragem (categoria principal do festival)
Melhor Atriz – Fernanda Torres pela sua interpretação de Eunice Paiva.
Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte):
Reconhecimento pelo excelente trabalho do filme e seus envolvidos.
Green Drop Award (Festival de Veneza):
Melhor Roteiro.
A história de Ainda Estou Aqui é ambientada no Brasil da década de 1970, durante o regime militar, e acompanha a luta de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres) para descobrir o destino de seu marido, Rubens Paiva, que desapareceu após ser levado pelos militares. O filme trata de temas profundos, como a resistência e a busca pela verdade em tempos de repressão.