Por Natália Fontenla
Você anuncia nas redes sociais? Divulga sua marca, seja marca pessoal ou de empresa no Instagram e no Facebook? Se você está entre as quase 6 bilhões de pessoas presentes nessas redes você precisa ficar atento ao anúncio que foi feito pelo Mark Zuckenberg, no dia 7 de janeiro.
O assunto está rendendo polêmica. A mudança é grande e os especialistas estão demonstrando preocupação sobretudo, com a mudança anunciada sobre o sistema de checagem de fatos que deixa de ser feito pela Meta. Essa responsabilidade está sendo transferida para os usuários que farão a checagem através de um sistema chamado Notas da Comunidade.
O principal receio dos especialistas é que com essa mudança aconteça um aumento na disseminação de fake news e, de mensagens que favoreçam um ambiente menos inclusivo, com a possível falta de checagem em mensagens com cunho de ataques às pessoas pela simples diferença de opinião, sexo, raça, entre outros.
Se você usa as redes sociais para trabalhar a sua marca, você precisa tomar alguns cuidados.
Vamos falar sobre eles?
1. Invista na construção da sua autoridade.
Trabalhe o seu conteúdo e posicionamento para que você seja reconhecido como uma fonte segura e de credibilidade. No meio de um universo em que as pessoas estão expostas a fake News, a marca que é considerada segura e confiável vai construindo valor e se transformando em referência no assunto.
2. Redobre a atenção aos comentários.
Evite fazer qualquer comentário que dê brecha para uma dupla interpretação, sobretudo se você tem um negócio que te expõe de alguma maneira a conteúdos sensíveis. Preste atenção na forma como você comenta e também, nos comentários que você recebe. Isso é bastante importante para marcas do segmento jurídico, político, saúde entre outras expostas a assuntos mais sensíveis.
3. Aposte em construir relevância. E como que você faz isso?
Trabalhando o seu posicionamento. Quanto mais clareza você tiver de como quer se posicionar, de quem é o seu público-alvo, de qual é o seu tom de voz e território de palavras, mais autêntico vai ser o seu conteúdo e consequentemente, mais relevante vai se tornando o seu posicionamento. E no meio de uma enxurrada de possíveis conteúdos falsos a chance de você se destacar aumenta.
4. Aposte na criação de canais proprietários. O que que isso quer dizer?
Invista na criação de um site, de uma landing page ou de um blog, um canal que seja seu e não do famoso “terreno alugado” que são os espaços disponibilizados de forma gratuita na rede social. Quando mudanças como essa acontecem as pessoas que estão investindo e concentrando todo o seu trabalho de marca nas redes sociais acabam suscetíveis aos impactos dessas mudanças.
E agora, eu quero saber de você. O que é que você achou das mudanças anunciadas pela Meta? Isso vai contribuir para uma maior liberdade de expressão que é o que o Zuckerberg defendeu ou para a geração de fake News, de desinformação? É liberdade de expressão ou é conveniência estratégica, considerando todo o contexto político? Me conta aqui nos comentários a sua opinião que eu vou adorar saber.